Direto ao ponto | Você por dentro da pesquisa #1 Valeria Giannella

Este é o primeiro número de Direto ao ponto, uma iniciativa de divulgação científica da plataforma Democracia e Participação. Nosso objetivo é dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no Brasil, reforçando o sentido da ciência e a sua conexão com a vida das pessoas. A cada edição, um(a) pesquisador(a) conta sobre sua pesquisa em um áudio de um minuto. Na primeira edição, saiba mais sobre a pesquisa "Perspectivas e desafios da participação em tempos de crise democrática", de Valéria Gianella é professora da Universidade Federal do Sul da Bahia.

A pesquisa de Valeria Giannella foi motivada pelo reconhecimento da excepcionalidade da situação social e política posterior ao golpe de 2016.

A análise trata de três aspectos: 1) a falência do modelo de participação institucionalizada que se encerrou em 2016 e a necessidade de ressignificá-lo e defendê-lo dos ataques que vem sofrendo; 2) a crise do modelo de democracia liberal e, por fim 3) os novos sujeitos e as novas gramáticas de participação que surgem nesse cenário.

Valéria Gianella é professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, onda atua na área de Ciências Humanas e Sociais e no relativo Centro de Formação. Ela é líder do Paidéia, Laboratório transdisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativa para a Educação e a Gestão Social. O Paidéia integra a Plataforma Democracia & Participação.

Acesse o artigo aqui.

Ouça o áudio da pesquisadora

Tags:

©2020 DEMOCRACIA & PARTICIPAÇÃO - Todos os direitos reservados