Direto ao ponto | Você por dentro da pesquisa #2 - Luciana de Souza e Euzeneia Carlos (UFES)

Este é o segundo número de Direto ao ponto, uma iniciativa de divulgação científica da plataforma Democracia e Participação. Na segunda edição, saiba mais sobre o artigo "Políticas públicas e mobilização social no contexto do desastre no Rio Doce", das autoras Luciana Andressa Martins de Souza e Euzeneia Carlos, da Universidade Federal do Espírito Santo.

O estudo tem como objetivo analisar as mudanças na ação coletiva da sociedade civil e nos seus padrões de relação com o Estado, emergentes no contexto pós-desastre socioambiental no Rio Doce. Busca compreender as ações do Estado e a participação da sociedade civil neste contexto, considerando os instrumentos de políticas públicas e o surgimento de diversos formatos de mobilização.

O objeto empírico é definido pelas decisões dos atores estatais em diferentes arenas e níveis federativos e pelos fóruns de mobilização social e audiências públicas nos municípios de Linhares, Colatina e Baixo Guandú, no Espírito Santo. Assume-se o pressuposto teórico de que as mudanças na sociedade civil, no Estado e nas políticas públicas se constituem reciprocamente e incidem nos padrões de ação coletiva e de interação com o Estado.

Em termos metodológicos, a pesquisa combina métodos quantitativos e qualitativos e um conjunto de técnicas de pesquisa e instrumentos de processamento de dados. Os resultados permitem apreender os processos de inovação organizacional e de mudança institucional que não seriam possíveis em outros contextos, dada a excepcionalidade das conjunturas críticas para a produção de novas oportunidades políticas tanto para a sociedade civil quanto para o Estado.

Acesse o artigo aqui.

Ouça o áudio explicando o artigo:

Sobre as autoras:

Luciana Andressa Martins de Souza é professora do Departamento de Ciências Sociais /CCHN da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Atua nas áreas de Sociologia Política e Políticas Públicas, trabalhando com os seguintes temas: Orçamento Participativo; Instituições Participativas; interações entre partidos e atores sociais nas arenas governamental, legislativa e eleitoral; poder local e interações sócio-estatais. Euzeneia Carlos é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da UFES. Atua nos temas: movimentos sociais, sociedade civil, participação, instituições participativas, democracia participativa e políticas públicas. 

As professoras são integrantes do Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da UFES, coordenado pela professora Euzeneia, e do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), instituições que integram  a Plataforma Democracia & Participação.

Tags: ,

©2020 DEMOCRACIA & PARTICIPAÇÃO - Todos os direitos reservados