Direto ao Ponto | Você por dentro da pesquisa #4 - Jonatha Vasconcelos Santos (Universidade Federal de Sergipe)

Este é o quarto número de Direto ao ponto, uma iniciativa de divulgação científica da plataforma Democracia e Participação. Nosso objetivo é dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no Brasil, reforçando o sentido da ciência e a sua conexão com a vida das pessoas. A cada edição, um(a) pesquisador(a) conta sobre sua pesquisa em um áudio de um minuto. Nesta edição, o pesquisador Jonatha Vasconcelos Santos (Universidade Federal de Sergipe) fala sobre o artigo "Rotinização de Ações Contestatórias e a Construção de Lugares Políticos: O caso do Viaduto do Dia em Aracaju".

Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2015 e 2017 com o objetivo de analisar a emergência e a dinâmica de contestação de um coletivo após o ciclo de protesto de 2013. De modo mais específico, esse artigo busca compreender o processo de construção de um “lugar político” antes nunca mobilizado por movimentos sociais, coletivos e partidos políticos enquanto um cenário de contestação.


Para isso, o objeto empírico é a rotina de contestação elaborada pelo Coletivo Debaixo, através do Sarau Debaixo, entre os anos de 2013 e 2015, em um viaduto de Aracaju, capital de Sergipe.

As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram de caráter qualitativo como a observação direta e a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa aponta para alguns elementos que foram fundamentais para a construção desse “lugar político”: i) a ocupação do viaduto por manifestantes durante os protestos de junho de 2013, ii) a criação de uma rotina de contestação mensal, iii) o reconhecimento e a apropriação de grupos desse novo cenário de contestação e iv) a elaboração de uma narrativa de reivindicação da cidade, como também de justificativa da nova rotina de contestação como uma forma de manter a indignação de 2013 nas ruas.

A pesquisa foi financiada pela Capes.
Acesse o artigo aqui.
Ouça o áudio do autor:



Informações do autor

Jonatha Vasconcelos Santos é discente do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) coordenado pelos professores Wilson José Ferreira de Oliveira e Fernanda Rios Petrarca. Atua na área de Sociologia Política através das seguintes linhas de pesquisa: eventos de protestos, movimentos sociais e engajamento militante.

Imagens:
A fotografia é de Fernando Correia e foi publicada na página do Sarau Debaixo. Essa é uma imagem da primeira edição do Sarau Debaixo no dia 17 de setembro de 2013.

Imagem 10. Registro do terceiro Sarau no dia 19.11.2013 pelo fotógrafo Fernando Correia na página do Sarau Debaixo no facebook.[1]


Protesto #EleNão, 29 de setembro de 2018, três anos após o fim dos saraus realizados pelo Coletivo Debaixo. Autoria da fotografia não identificada.

Fonte: http://politicaemfoco.net.br/movimento-elenao-reuniu-mais-de-8-mil-pessoas-em-ato-historico-em-aracaju/




[1] Ver a publicação em: https://www.facebook.com/saraudebaixo/photos/a.1423478714536450.1073741833.1410984525785869/1423479077869747/?type=3&theater.

Tags:

©2020 DEMOCRACIA & PARTICIPAÇÃO - Todos os direitos reservados