Direto ao Ponto | Você por dentro da pesquisa #6 - Adrielma Silveira Fortuna dos Santos (UFSE)

Este é o sexto número de Direto ao ponto, uma iniciativa de divulgação científica da plataforma Democracia e Participação. Nosso objetivo é dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas no Brasil, reforçando o sentido da ciência e a sua conexão com a vida das pessoas. A cada edição, pesquisadores(as) contam sobre sua pesquisa em um áudio de um minuto. Nesta edição, Adrielma Silveira Fortuna dos Santos (Universidade Federal de Sergipe) apresenta os primeiros dados de sua pesquisa de doutorado. O objetivo do artigo é o de analisar a relação entre movimentos sociais autodeclarados de direita e liberal e partidos políticos no estado de Sergipe, no período entre 2014 a 2017. Especificamente, ela busca contextualizar a emergência desses movimentos, seus espaços de atuação e os protestos organizados por eles, bem como mapear os tipos de relações político-partidárias e os usos dessas nas eleições municipais e federais. 

O objeto empírico concentrou-se na análise dos (i) protestos organizados por movimentos de direita e liberais entre o período de 2015 e 2017, (ii) na atuação desses movimentos no espaço estudantil universitário e na (iii) candidatura de algumas lideranças nas eleições municipais de 2016.

As estratégias metodológicas adotadas foram de caráter qualitativo: observação participante, mapeamento de notícias nas mídias sociais, conversas informais e entrevistas semiestruturadas.

Os resultados iniciais desta pesquisa demonstraram que (i) desde a gênese desses movimentos, há uma forte vinculação partidária por parte de suas lideranças (ii) que uma resistência e uma narrativa de ruptura com o que os membros dos movimentos chamam de “velha política”; por fim, (iii) que desde 2014 estava em curso a consolidação de movimentos de direita, liberais e conservadores em Sergipe e que isso teria impactos na dinâmica político-partidária e eleitoral do estado.

Link para acesso ao artigo:
www.tre-pr.jus.br/o-tre/revista-parana-eleitoral/revistas-1/revista-parana-eleitoral-v5n1

Ouça o áudio da pesquisadora:

 

 

Tags:

©2020 DEMOCRACIA & PARTICIPAÇÃO - Todos os direitos reservados