Destaque

*EM DEFESA DOS DIREITOS*

A ideia de Direitos Humanos se mostrou forte aliada na construção de sociedades mais justas, igualitárias, democráticas, que valorizam a diversidade, a pluralidade e o bem estar social.
Justamente por isso ela tem sido alvo de desqualificação e seus defensores e ativistas, vítimas constantes de violência e repressão. Nos tempos que correm se faz cada vez mais necessário reafirmar a importância dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. No dia de hoje agradecemos e apoiamos todos que lutam por seus direitos e constroem um mundo mais justo.
Tags:
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Decreto Nº 9.759 de 2019, editado no governo Bolsonaro descontrói o processo de participação dos Povos e Comunidades Tradicionais na formulação e fiscalização das políticas públicas. O texto busca pensar motivos e consequências desta interrupção da relação dos povos e comunidades tradicionais com o aparato estatal. Por Marcius Coutinho, doutorando em Ciência Política da Unicamp e membro do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC).

Tags:
Desmatamento na Amazônia: ameaças e oportunidades para o ativismo ambiental

Por Rebecca Neaera Abers (Resocie, Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília).
No final da tarde de sexta-feira, 23 de agosto, manifestantes em defesa da Amazônia e contra o governo Bolsonaro protestaram em diversas cidades no Brasil e no exterior. Chegando em casa, os manifestantes brasileiros viram pela televisão o presidente moderar o tom e a direção do discurso. Ao longo de julho e agosto, Bolsonaro repetidamente afirmou que as queimadas não eram um problema sério, chegando a sugerir no dia 21 de agosto que, se existissem, teriam sido causadas por ONGs, mantendo seu estilo habitual de criminalização do ativismo.

Tags: ,

©2020 DEMOCRACIA & PARTICIPAÇÃO - Todos os direitos reservados